• Keine Ergebnisse gefunden

Recomendações de utilização gerais

Im Dokument Peixes de aquário saudáveis (Seite 60-64)

prevalecendo assim estados anaeróbios, ocor-rem processos de putrefacção. Além disto, po-de então surgir o altamente tóxico ácido sulfí-drico que, se o filtro for colocado novamente em funcionamento sem estar limpo, irá intoxi-car os habitantes da água. Uma outra desvan-tagem é que no próprio filtro também podem existir agentes patogénicos que, após o filtro ser novamente ligado, irão desencadear uma nova infecção. Um filtro

estável, activado, com ma-teriais filtrantes adequados (p. ex. SERA siporax) re-siste a um tratamento, ge-ralmente sem problemas, podendo então permane-cer ligado. É imprescindí-vel que tenha o cuidado de manter sempre limpo o filtro antes e depois do tra-tamento. Não deve conter lama. A limpeza é efectua-da, pressionando

cuidado-samente os materiais filtrantes e lavando-os num recipiente com água do aquário (não lavar com água corrente ou quente).

Medidas auxiliares – SERA ectopur

Alimentação durante o tratamento

Em simultâneo com o trata-mento, se for possível, não utilize outros acondiciona-dores para água ou trata-mentos, além do expressa-mente recomendado. Isto poderia causar efeitos recí-procos imprevistos. Existem algumas excepções

impor-tantes, onde está incluído o produto de manu-tenção SERA ectopur. Pode completar, de modo coerente, diferentes tratamentos. SERA ectopurliberta oxigénio desinfectante, alivian-do a respiração alivian-dos peixes alivian-doentes e aumen-tando o teor de sal, para que seja estimulado o crescimento da membrana mucosa. A cura é auxiliada. Nalguns casos (infestação ligeira ou prevenção), a utilização de SERA ectopur chega a substituir a administração de um tra-tamento. Basicamente, para a estimulação da nova formação de membrana mucosa, tam-bém pode ser usado sal de cozinha (NaCl) sem aditivos (p. ex. incentivador de fluidez).

Apesar disso, deve ser considerado que, mes-mo se existir uma suficiente qualidade de sal pura, aqui não se origina o efeito de uma liber-tação de oxigénio desinfectante, que auxilia a respiração, próprio de SERA ectopur– então apenas poderá ser obtido um efeito parcial.

A dosagem normal recomendada de SERA ectopuré de entre 0,01 a 0,02 %. Esta con-centração também não é problemática para os peixes-gato e outros peixes sem escamas que podem reagir de forma sensível a um teor de sal elevado. As concentrações de sal mais ele-vadas (cerca de 0,03 % a 0,3 % então 0,3 a 3 g/l) apenas devem ser utilizadas em situações de stress ou doenças graves e, após a dissipa-ção destes problemas, podem ser novamente reduzidas de forma gradual através da habitual substituição da água. Antes de aplicar concen-trações de sal elevadas (p. ex. banho breve), deve informar-se exactamente sobre a tolerân-cia ao sal das espécies de peixe em questão.

Durante o tratamento é aconselhável não pro-ceder ao fornecimento de alimentação e, se estiverem a ser tratados peixes jovens ou o pe-ríodo de tratamento for superior a três dias, apenas fazê-lo de forma económica. Conforme descrito anteriormente, muitos tratamentos são prejudiciais às bactérias filtrantes ou inter-ferem de outra forma no equilíbrio biológico, fazendo com que a excessiva contaminação orgânica cause rapidamente uma alteração rá-pida da água.

10 Recomendações de utilização gerais

Uma vez concluído o tra-tamento, geralmente está previsto efectuar uma mu-dança parcial da água e eliminar os restos de substâncias activas atra-vés de carvão activado (SERA super carbon).

Respeite exactamente es-tas medidas. Aumentar consideravelmente o tem-po de actuação não me-lhora a eficácia, muito pe-lo contrário, pode causar

efeitos secundários não desejados. Algumas substâncias activas de tratamentos podem ter efeitos prejudiciais se actuam de forma dura-doura. Outros tratamentos contêm dissolven-tes que são decompostos pelas bactérias co-mo alimento, aumentando o perigo de uma propagação de bactérias. Caso estejam pre-vistas mudanças de grandes quantidades de água (p. ex. no mínimo 80 %, no caso dos pro-dutos SERA med Professional), as mesmas podem-se efectuar gradualmente: por exem-plo várias mudanças de água de 30 % no pra-zo de um ou dois dias. Isto reduz o stress para si e para os seus peixes, especialmente no ca-so de peixes grandes ou ao utilizar água de os-mose. Ao efectuar a mudança, a água deve ser, sem falta, acondicionada com SERA aquatan ouSERA blackwater aquatan. Des-te modo também se aglutinam os restos de tratamento. Uma flora débil de bactérias filtran-tes pode-se completar de forma rápida e efi-caz com SERA bio nitrivec(aquários de água doce) ou SERA marin bio reefclear(aquários de água salgada).

Vitaminas

Uma outra excepção é a utilização dos prepa-rados vitamínicos. Também é segura e reco-mendada em conjunto com os tratamentos.

Como nos humanos, as vitaminas desempe-nham muitas tarefas essenciais no organismo dos peixes. Entre outros aspectos, são utiliza-das para um sistema imunitário forte e activo.

Se estiverem a funcionar completamente, as defesas do próprio corpo são a melhor protec-ção de um organismo contra as doenças. Se pretender dar aos seus peixes alimentos SERA de alta qualidade, aqui tem à disposição uma alimentação básica com vitaminas e todos os outros importantes nutrientes. Tenha em aten-ção que após a abertura da selagem, as vita-minas existentes podem dissipar através da influência de oxigénio atmosférico, luz e humi-dade. O ideal será então seleccionar embala-gens de alimentos que podem ser utilizadas no prazo de poucas semanas ou poucos meses.

Em situações de stress (p. ex. transferência, cortejo, cuidado com os peixes jovens, mu-dança de temperatura) ou se tiverem sido in-troduzidos agentes patogénicos, o sistema imunitário deve ser auxiliado por um suple-mento de vitaminas adicional. Nestas situa-ções utilize SERA fishtamin. Conforme as ins-truções para utilização, o preparado pode ser introduzido directamente na água ou embebi-do no alimento pouco antes da sua administra-ção. Especialmente adequados para isso são os alimentos SERA FD de alta qualidade.

Existe a possibilidade de uma administração regular (uma a duas vezes por semana) ou a utilização de gotas vitamínicas em forma de uma terapia (uma vez por dia) ao longo de algu-mas semanas. Estas terapias são importantes para as situa-ções de stress mencionadas e durante uma doença. Após a dissipação dos sintomas da doença, continue com a tera-pia pelo menos por mais uma semana, de forma a auxiliar a cura e reduzir o risco de uma recaída.

Conclusão do tratamento

10 Recomendações de utilização gerais

Também deve ser tido o maior cuidado se fo-rem aplicadas dosagens claramente mais ele-vadas do que as indicadas nas instruções para utilização. Calcule a dose para a quantidade de água em questão, não para todo o volume do aquário (avaliar por alto e descontar o ma-terial de fundo e os objectos de decoração) As ligeiras sobredosagens administradas por en-gano serão cobertas pela margem de seguran-ça. Por precaução, no caso de uma sobredo-sagem superior ao dobro da quantidade normal, deve proceder-se imediatamente a uma substituição parcial da água.

Importante

! !

Antes da colocação no mercado de todos os tratamentos SERA, os mesmos foram en-saiados quanto à sua eficácia contra os res-pectivos agentes patogénicos e quanto à sua segurança para os utilizadores, animais trata-dos e ambiente. Enquanto fabricante farma-cêutico, SERAestá sujeita a uma supervisão regular pelas autoridades competentes. A es-treita cooperação com criadores e comercian-tes bem sucedidos, assim como o valioso feedback dos nossos clientes dá-nos a possi-bilidade de, em qualquer altura, conseguir

de-tectar eventuais problemas ou desejos, e pro-ceder à sua resposta rapidamente e de forma adequada. A nossa cooperação com cientis-tas de diferentes universidades, como tam-bém naturalmente o controlo de qualidade e o trabalho de pesquisa da equipa do laboratório de SERAaltamente qualificada, garantem aos nossos clientes os mais altos padrões de se-gurança e novos desenvolvimentos que cor-respondem aos conhecimentos actuais da ciência e da técnica.

10 Recomendações de utilização gerais

Alguns problemas não são fáceis de resolver.

Os principiantes, mas também os aquariófilos experimentados, não devem ter receio de se aconselharem junto do fornecedor especialis-ta, criador ou veterinário. A equipa de SERA está sempre à sua disposição no caso de pre-tender colocar uma questão especial sobre os nossos produtos (info@sera.de).

A lista em baixo representa um auxiliar no estudo das causas que cobre as condições importantes do aquário. A lista,

cuidadosa-mente preenchida, oferece-lhe a si e ao perito consultado uma descrição geral das possíveis causas dos problemas.

Para as recomendações relativas ao equipa-mento e manutenção dos aquários, assim co-mo outras questões específicas coco-mo, p. ex.

iluminação, infestação de algas etc., consulte a nossa ampla gama de manuais ou o nosso site (www.sera.de).

Dimensões em cm:

Comprimento x Largura x Altura Resultado: cm3

dividido por 1000 = litros de conteúdo

Lembre-se de que o volume do material de fundo e dos objectos deve ser avaliado por alto e então sub-traído do volume de água.

Qual é o tamanho do seu aquário?

Im Dokument Peixes de aquário saudáveis (Seite 60-64)