• Keine Ergebnisse gefunden

Inclinação do plano de maquinação

Im Dokument TNC 426 TNC 430 (Seite 37-42)

Posicionamento por incrementos

2.5 Inclinação do plano de maquinação

As funções para a inclinação do plano de maquinação são ajustadas pelo fabricante da máquina ao TNC e à máquina. Em determinadas cabeças basculantes (mesas basculantes), o fabricante da máquina determina se os ângulos programados no ciclo se interpretam como coordenadas dos eixos rotativos ou como componentes angulares de um plano inclinado. Consulte o manual da máquina

O TNC auxilia na inclinação de planos de maquinação em máquinas ferramenta com cabeças e mesas basculantes. As aplicações mais típicas são, p.ex., furos inclinados ou contornos inclinados no espaço. Nestes casos, o plano de maquinação inclina-se sempre em redor do ponto zero activado. Como de costume, é programada uma maquinação num plano principal (p.ex. plano X/Y); no entanto, é executada num plano inclinado relativamente ao plano principal.

Y

X Z

X Y

2.5 Inclinação do plano de maquinação

X

Z Y

B

10°

Para a inclinação do plano de maquinação, existem duas funções:

■Inclinação manual com a softkey 3D ROT nos modos de

funcionamento Manual e Volante electrónico ( descritos a seguir)

■Inclinação comandada - automática -, ciclo 19 PLANO DE

MAQUINAÇÃO no programa de maquinação. Ver ”8.7 Ciclos para a Conversão de Coordenadas”.

As funções do TNC para a ”Inclinação do Plano de Maquinação” são transformações de coordenadas. Assim, o plano de maquinação está sempre perpendicular à direcção do eixo da ferramenta.

Basicamente, na inclinação do plano de maquinação, o TNC distingue dois tipos de máquina:

Máquina com mesa basculante

■Você deve colocar a peça consoante o correspondente

posicionamento da mesa basculante, p.e.x, com uma frase L, na posição de maquinação pretendida

■A situação do eixo da ferramenta transformado não se modifica em relação ao sistema de coordenadas fixo da máquina. Se você rodar a mesa – isto é, a peça – p.ex. 90° o sistema de

coordenadas não roda. Se você premir, no modo de funcionamento Manual, a tecla de direcção do eixo Z+, a ferramenta desloca-se na direcção Z+.

■Para o cálculo do sistema de coordenadas transformado, o TNC tem em consideração apenas os desvios condicionados mecanicamente da respectiva mesa basculante - as chamadas zonas ”translatórias”.

Máquina com cabeça basculante

■Você deve colocar a ferramenta na posição de maquinação pretendida através do respectivo posicionamento da cabeça basculante, p.ex., com uma frase L.

■A posição do eixo da ferramenta inclinado (transformado) modifica-se em relação ao sistema de coordenadas fixo da máquina: se você fizer rodar a cabeça basculante da máquina - da ferramenta - p.ex. no eixo B +90°, o sistema de coordenadas também roda. Se você premir, em funcionamento manual, a tecla de direcção do eixo Z+, a ferramenta desloca-se na direcção X+ do sistema de coordenadas fixo da máquina.

■Para o cálculo do sistema de coordenadas transformado, o TNC tem em consideração desvios condicionados mecanicamente da cabeça basculante (zonas ”translatórias”) e desvios resultantes da oscilação da ferramenta (correcção 3D da longitude da ferramenta).

2.5 Inclinação do plano de maquinação

2.5 Inclinação do plano de maquinação

Passar os pontos de referência em eixos basculantes

Em eixos basculantes, passam-se os pontos de referência com as teclas de direcção externas. Para isso, o TNC interpola os

respectivos eixos. Tome em atenção que a função ”Inclinação do plano de maquinação” deve estar activada no modo de

funcionamento Manual, e que o ângulo real do eixo esteja introduzido no menú.

Memorização do ponto de referência num sistema inclinado Depois de ter posicionado os eixos basculantes, memorize o ponto de referência como no sistema sem inclinação. O TNC calcula o novo ponto de referência no sistema de coordenadas inclinado.

O TNC vai buscar os valores angulares para este cálculo aos eixos regulados segundo a posição real do eixo rotativo.

Em sistema basculado, você não pode memorizar o ponto de referência quando estiver memorizado o bit 3 no parâmetro de máquina 7500. Caso contrário, o TNC calcula erradamente o desvio.

Se os eixos basculantes da sua máquina não estiverem controlados, você deve introduzir a posição real do eixo rotativo no menú da inclinação manual: se a posição real do(s) eixo(s) rotativo(s) não coincidir com o programado o TNC irá calcular mal o ponto de referência.

Memorização do ponto de referência em máquinas com mesa redonda

O comportamento do TNC ao memorizar o ponto de referência depende da máquina. Consulte o manual da máquina

O TNC desvia automaticamente o ponto de referência se você rodar a mesa, e se estiver activada a função de inclinação do plano de maquinação.

MP 7500, Bit 3=0

Para calcular o desvio do ponto de referência, o TNC utiliza a diferença entre a coordenada REF ao memorizar-se o ponto de referência e da coordenada REF do eixo basculante depois da basculação. Você tem que usar este método de cálculo quando tiver fixado a sua peça alinhada na posição 0° (valor REF) da mesa redonda.

MP 7500, Bit 3=1

Se você alinhar com uma rotação da mesa redonda uma peça fixada na diagonal, o TNC já não pode calcular o desvio do ponto de referência por meio da diferença das coordenadas REF. o TNC utiliza directamente o valor REF do eixo basculante após a inclinação, pelo que se depreende que a peça estava centrada antes da inclinação.

Visualização de posições num sistema inclinado As posições visualizadas no ecrã de estados (NOMINAL E REAL) referem-se ao sistema de coordenadas inclinado

Limitações ao inclinar o plano de maquinação

■Não está disponível a função de apalpação Rotação Básica

■Não se pode efectuar posicionamentos de PLC (determinados pelo fabricante da máquina)

■Não se permite frases de posicionamento com M91/M92

2.5 Inclinação do plano de maquinação

Activação da inclinação manual

Seleccionar a inclinação manual: softkey 3D ROT.

Os pontos do menú seleccionam-se então com as teclas de setas.

<

Introduzir o ângulo de inclinação

<

Fixar no modo Activo o modo de funcionamento pretendido no ponto do menú Inclinação do Plano de Maquinação: seleccionar o ponto do menú, e comutar com a tecla ENT

<

Finalizar a introdução: tecla END

Para desactivar, ponha os modos de funcionamento pretendidos em modo Inactivo, no menú Inclinação do Plano de Maquinação de Inclinação.

Quando está activada a função Inclinação do plano de maquinação e o TNC desloca os eixos da máquina em relação aos eixos

inclinados, aparece na visualização de estados o símbolo Se você activar a função Inclinação do Plano de Maquinação no modo de funcionamento Execução do Programa, o ângulo de inclinação introduzido no menú sera válido a partir da primeira frase do programa de maquinação a executar. Se você utilizar no

programa de maquinação o ciclo 19 PLANO DE MAQUINAÇÃO, serão válidos os valores angulares definidos no ciclo (a partir da definição do ciclo). Neste caso, ficam sobre-escritos os valores angulares programados no menú.

Posicionamento com introdução manual

3

Im Dokument TNC 426 TNC 430 (Seite 37-42)