• Keine Ergebnisse gefunden

Inclinação do plano de maquinação (opção de software 1)

Im Dokument iTNC 530 (Seite 77-83)

2.5 Inclinação do plano de maquinação (opção de software 1)

Aplicação, modo de procedimento

O TNC auxilia na inclinação de planos de maquinação em máquinas ferramenta com cabeças e mesas basculantes. As aplicações mais típicas são, p.ex., furos inclinados ou contornos inclinados no espaço.

Nestes casos, o plano de maquinação inclina-se sempre em redor do ponto zero activado. Como de costume, é programada uma

maquinação num plano principal (p.ex. plano X/Y); no entanto, é executada num plano inclinado relativamente ao plano principal.

Para a inclinação do plano de maquinação, existem três funções:

„Inclinação manual com a softkey 3D ROT nos modos de funcionamento Manual e volante electrónico, ver „Activação da inclinação manual”, na página 81

„Inclinação comandada, ciclo 19 PLANO DE INCLINAÇÃO no programa de maquinação (ver „PLANO DE MAQUINAÇÃO (ciclo G80, opção de software 1)” na página 435)

„Inclinação comandada, funçãoPLANE no programa de maquinação (ver „Função PLANE: inclinação do plano de maquinação (opção de-Software 1)” na página 448)

As funções do TNC para a „Inclinação do Plano de Maquinação“ são transformações de coordenadas. Assim, o plano de maquinação está sempre perpendicular à direcção do eixo da ferramenta.

As funções para a inclinação do plano de maquinação são adaptadas ao TNC e à máquina pelo fabricante da máquina.

Em determinadas cabeças basculantes (mesas basculantes), o fabricante da máquina determina se os ângulos programados no ciclo se interpretam como coordenadas dos eixos rotativos ou como componentes angulares de um plano inclinado. Consulte o manual da sua máquina.

X

Z Y

B

10°

78 2 Funcionamento manual e ajuste

2.5 Inclinação do plano de maquinação (opção de sof tw a re 1)

Basicamente, na inclinação do plano de maquinação, o TNC distingue

dois tipos de máquina:

„Máquina com mesa basculante

„Você deve colocar a peça consoante o correspondente

posicionamento da mesa basculante, p.e.x, com uma frase L, na posição de maquinação pretendida

„A situação do eixo da ferramenta transformado não se modifica em relação ao sistema de coordenadas fixo da máquina. Se você rodar a mesa - isto é, a peça - por exemplo 90°, o sistema de coordenadas não roda. Se você premir, no modo de

funcionamento Manual, a tecla de direcção do eixo Z+, a ferramenta desloca-se na direcção Z+.

„Para o cálculo do sistema de coordenadas transformado, o TNC tem em consideração apenas os desvios condicionados mecanicamente da respectiva mesa basculante – as chamadas zonas „translatórias“

„Máquina com cabeça basculante

„Você deve colocar a ferramenta na posição de maquinação pretendida através do respectivo posicionamento da cabeça basculante, p.ex., com uma frase L.

„A situação do eixo da ferramenta inclinado (transformado) modifica-se em relação ao sistema de coordenadas fixo da máquina: Se rodar a cabeça basculante da sua máquina, portanto a ferramenta, p. ex., no eixo B, +90°, roda também o sistema de coordenadas. Se você premir, no modo de funcionamento manual, a tecla de direcção do eixo Z+, a ferramenta desloca-se na direcção X+ do sistema de coordenadas fixo da máquina.

„Para o cálculo do sistema de coordenadas trasnformado, o TNC tem em consideração desvios condicionados mecanicamente da cabeça basculante (zonas „translatórias“) e desvios resultantes da oscilação da ferramenta (correcção 3D da longitude da ferramenta).

Passar os pontos de referência em eixos basculantes

Em eixos basculantes, passam-se os pontos de referência com as teclas de direcção externas. Para isso, o TNC interpola os respectivos eixos. Ter em atenção que a função „Inclinação do plano de

maquinação“ está activada no modo de funcionamento manual e que o ângulo real do eixo rotativo foi introduzido no campo de menu.

HEIDENHAIN iTNC 530 79

2.5 Inclinação do plano de maquinação (opção de sof tw a re 1)

Memorização do ponto de referência num sistema inclinado

Depois de ter posicionado os eixos basculantes, memorize o ponto de referência como no sistema sem inclinação. O comportamento do TNC na memorização do ponto de referência é dependente do ajuste do parâmetro 7500 da máquina na respectiva tabela de cinemática:

„MP 7500, Bit 5=0

Com o plano de maquinação inclinado, ao memorizar-se o ponto de referência X, Y e Z o TNC verifica se as coordenadas actuais dos eixos rotativos coincidem com os ângulos basculantes definidos pelo utilizador (menu 3D-ROT). Se estiver inactivada a função de plano de maquinação, o TNC verifica se os eixos rotativos estão em 0° (posições reais). Se as posições não coincidirem, o TNC emite um aviso de erro.

„MP 7500, Bit 5=1

O TNC não verifica se as coordenadas actuais dos eixos rotativos (posições reais) coincidem com os ângulos basculantes definidos por si.

Memorização do ponto de referência em máquinas com mesa redonda

Se você alinhar a peça por meio de uma rotação da mesa, p.ex. com o ciclo e apalpação 403, antes da memorização do ponto de referência nos eixos lineares X, Y e Z você tem que anular o eixo da mesa redonda depois do processo de alinhamento. Caso contrário, o TNC emite um aviso de erro. O ciclo 403 oferece directamente esta possibilidade, quando um parâmetro de introdução é memorizado (ver Manual do Utilizador, Ciclos de Apalpação, „Compensar rotação básica através de um eixo rotativo“).

Memorização do ponto de referência em máquinas com sistemas de troca de cabeça

Se a sua máquina estiver equipada com um sistema de troca de cabeça, você deve gerir pontos de referência basicamente por meio da tabela de Preset. Os pontos de referência, que estão armazenados nas tabelas de Preset, contêm o cálculo da cinemática da máquina activada (geometria da cabeça). Se você trocar e inserir uma cabeça nova, o TNC considera as medidas novas modificadas da cabeça, de forma a manter-se activado o ponto de referência.

Posicionar o ponto de referência sempre em todos os três eixos principais.

No caso de os eixos rotativos não estarem regulados, tem que introduzir no menu a posição real do eixo rotativo para a inclinação manual: Se o valor real do(s) eixo(s) rotativo(s) não corresponderem ao registo, o TNC calcula mal o ponto de referência.

80 2 Funcionamento manual e ajuste

2.5 Inclinação do plano de maquinação (opção de sof tw a re 1) Visualização de posições num sistema inclinado

As posições visualizadas no ecrã de estados (NOMINAL e REAL) referem-se ao sistema de coordenadas inclinado.

Limitações ao inclinar o plano de maquinação

„A função de apalpação da rotação básica não está disponível se activou a função Inclinação o plano de maquinação no modo de funcionamento manual

„Não se pode efectuar posicionamentos de PLC (determinados pelo fabricante da máquina)

HEIDENHAIN iTNC 530 81

2.5 Inclinação do plano de maquinação (opção de sof tw a re 1)

Activação da inclinação manual

Seleccionar a inclinação manual: Premir softkey 3D ROT

Posicionar o campo iluminado por tecla de seta no item de menu Funcionamento Manual

Activação da inclinação manual: Premir a softkey ACTIVO

Posicionar o campo iluminado por tecla de seta no eixo rotativo pretendido

Introduzir o ângulo de inclinação

Finalizar a introdução: Tecla END

Para desactivar, coloque os modos de funcionamento pretendidos no modo Inactivo, no menu Inclinação do Plano de Maquinação.

Quando está activada a função Inclinação do plano de maquinação e o TNC desloca os eixos da máquina em relação aos eixos inclinados, aparece o símbolo na visualização de estados.

Se você activar a função Inclinação do Plano de Maquinação no modo de funcionamento Execução do Programa, o ângulo de inclinação introduzido no menu será válido a partir da primeira frase do programa de maquinação a executar. Se utilizar no programa de maquinação o ciclo 19 PLANO DE MAQUINAÇÃO ou a função PLANE, os valores angulares definidos no ciclo serão válidos. Neste caso, ficam sobre-escritos os valores angulares programados no menu.

82 2 Funcionamento manual e ajuste

2.5 Inclinação do plano de maquinação (opção de sof tw a re 1) Definir a direcção actual do eixo da ferramenta

como direcção de maquinação activa (Função FCL-2)

Com esta função, é possível deslocar a ferramenta na direcção mostrada no momento pelo eixo da ferramenta, no modo de funcionamento manual e volante electrónico, através das teclas de direcção externas ou com o volante. Deve utilizar esta função quando

„Desejar retirar a ferramenta durante uma interrupção de programa num programa de 5 eixos na direcção do eixo da ferramenta

„Desejar realizar uma maquinação com a ferramenta utilizada, em modo de funcionamento manual, utilizando o volante ou as teclas de direcção externas

Seleccionar a inclinação manual: Premir softkey 3D ROT

Posicionar o campo iluminado por tecla de seta no item de menu Funcionamento Manual

Activar a direcção do eixo da ferramenta activo como direcção de maquinação activa: Premir a softkey EIXO WZ

Finalizar a introdução: Tecla END

Para desactivar, coloque o item de menu Funcionamento manual, no menu Inclinação do Plano de Maquinação, em modo Inactivo.

Quando a função Deslocar na direcção do eixo da ferramenta estiver activa, a visualização de estado acende o símbolo .

Esta função deve ser activada livremente pelo fabricante da máquina. Consulte o manual da sua máquina.

O eixo principal do plano de maquinação activo (para X com eixo da ferramenta Z) permanece sempre no plano principal fixo da máquina (para Z/X com eixo da ferramenta Z).

Esta função está também disponível quando a execução do programa é interrompida e se pretende deslocar manualmente os eixos.

HEIDENHAIN iTNC 530 83

Im Dokument iTNC 530 (Seite 77-83)